Começa na Tunísia a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação

16/11/2005 - 5h43

Brasília - O controle democrático da internet é o tema principal da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que começa hoje (16) em Túnis, na Tunísia, reunindo representantes de 175 países de todos os continentes. Atualmente a gestão da rede mundial de computadores (internet) é feita exclusivamente pelos Estados Unidos.

Em setembro, ocorreram negociações entre os norte-americanos e a União Européia em busca de um acordo para mudanças na gestão da rede a partir de setembro de 2006. Mas não houve consenso. Os EUA alegam que apenas o controle privado garantiria a liberdade na internet.

A gestão da internet é feita por uma entidade privada sem fins lucrativos, a Icann, por meio de um contrato (que vence em setembro de 2006) com o Ministério do Comércio dos Estados Unidos. A Cúpula da Sociedade da Informação vai até sexta-feira (18). Nesse período, também serão discutidos, entre outros temas, inclusão digital e desenvolvimento e os mecanismos de financiamento. A primeira cúpula mundial sobre o assunto ocorreu em 2003, em Genebra (Suíça), a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU).