Oposição garante ter assinaturas necessárias para criação de CPI dos Correios

17/05/2005 - 23h24

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A oposição diz que já conseguiu o número de assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar denúncias de irregularidades na Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (ECT).

Segundo o líder da oposição, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), até às 20h30 desta terça-feira, 183 deputados e 38 senadores haviam assinado o pedido de abertura da CPMI. Para a instalação de uma CPMI são necessárias as assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores. Aleluia informou que a coleta de assinaturas vai prosseguir nesta quarta-feira, quando eles farão a entrega do requerimento aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

O líder disse que o discurso do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), contribuiu para aumentar o número de assinaturas. "O pronunciamento de Jefferson comprometeu mais a situação do governo. E isso, justifica mais a instalação da comissão para apurar as denúncias", disse Aleluia.

O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), disse que o objeto da CPMI é investigar as denúncias nos Correios, pois a Constituição exige que para criar uma comissão de inquérito tem que ter um fato determinado. "O que temos de fato determinado são os Correios. De repente os Correios podem levar a outras estatais. Mas não podíamos propor CPMI sem fato determinado. Por isso, restringimos a isso", afirmou Maia.