Confronto entre policiais e sem-terra deixa 52 pessoas feridas

17/05/2005 - 21h19

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um confronto envolvendo políciais militares e trabalhadores sem-terra deixou 52 pessoas feridas na tarde de hoje (17). Trinta e dois sem-terra, de acordo com a assessoria de imprensa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e 20 policiais, conforme a assessoria da polícia militar, sofreram ferimentos.

O assessor de imprensa da PM, tenente Sena, disse que os policiais feridos estão internados no Hospital de Base, no Hospital Regional da Asa Norte e no Hospital da Unimed. Segundo ele, dois policiais estão com a visão comprometida e outros dois, com o nariz quebrado. Eles devem ser submetidos a cirurgias nos próximos dias. Os demais sofreram escoriações leves.

Na versão de Sena, o tumulto começou quando alguns manifestantes cercaram uma viatura da PM estacionada em frente ao Palácio da Justiça. "Eles começaram a balançar o carro. O comandante da operação, major Neviton, desceu do veículo para tentar negociar e foi atingido por socos, pontapés e chutes", relata Sena.

A assessoria de imprensa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não divulgou explicações para o incidente.

De acordo com o tenente, somente a cavalaria conseguiu dispersar os manifestantes. "Eles agiram de forma pacífica desde que chegaram a Brasília. Essa atitude foi inesperada", afirmou. E assegurou que a reação dos políciais ocorreu em legitima defesa.