Ministro anuncia segunda fase de campanha publicitária de utilidade pública

17/05/2005 - 23h38

Brasília, 17/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, disse que o governo está finalizando a segunda fase da campanha publicitária, desenvolvida em parceria com empresas privadas, voltada para a utilidade pública. Nessa fase, as ações destacadas serão nas áreas de saúde, educação, segurança, trânsito, cultura e meio ambiente.

Gushiken representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do 23º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, na noite desta terça-feira. E lembrou que a primeira fase da campanha desenvolvida com a Associação Brasileira de Anunciantes foi uma experiência pioneira de Parceria Público-Privada no país. "Na primeira campanha, 'O melhor do Brasil é o brasileiro', o governo foi coadjuvante e hoje temos parceria com centenas de empresas", observou o ministro.

Segundo Gushiken, o rádio é o meio de comunicação mais ágil e com potencial para estabelecer um diálogo direto com o público. Por isso, uma das políticas de sua secretaria foi orientar os profissionais de comunicação do governo a darem mais atenção a esse meio. Para o ministro, rádio e televisão têm que cultivar a fidelidade de seu público, ao prestar cada vez mais um serviço melhor e mais completo. "A serviço da inclusão social e da formação da cidadania", acrescentou.

O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, também presente à solenidade de abertura do congresso, registrou que a meta principal do governo para o setor é universalizar a radiodifusão no país. Uma das ações destacadas pelo ministro, nesse sentido, foi a aceleração da análise dos pedidos de outorga de rádios e emissoras de televisão. "Criamos uma força-tarefa, recuperamos a capacidade da secretaria de Comunicação Eletrônica e ainda uniformizamos os procedimentos", afirmou. Com isso, segundo o ministro, mais de 60 mil processos foram analisados desde o início do governo, o que representou cerca de 76% dos processos à espera de análise.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), com o tema Brasil: nossa principal atração. A última vez que Brasília sediou o evento foi há 20 anos. Entre os temas que serão debatidos até quinta-feira (19) estão a definição da tecnologia digital que o Brasil pode adotar para o rádio e a TV, a estratégia de comunicação social para o país, o mercado publicitário na radiodifusão e o marco legal do setor, entre outros.