Câmara elege deputado Augusto Nardes para o TCU

17/05/2005 - 22h04

Brasília, 17/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O deputado Augusto Nardes (PP-RS), vice-presidente nacional do Partido Progressista, foi eleito hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele obteve 203 votos para ocupar a vaga da Câmara dos Deputados no tribunal e derrotou os deputados José Pimentel (PT-CE), que teve 137 votos; Osmar Serraglio (PMDB-PR), que conseguiu 77 votos; e Carlos Nader (PL-RJ), que obteve 55 votos. Sete deputados votaram em branco.

A indicação do deputado Augusto Nardes para o TCU depende ainda de votação dos senadores.

Nardes disse que a Câmara escolheu com independência o novo representante no tribunal. E atribuiu a vitória a sua experiência profissional, à relação com os deputados, além "de minha postura de ser um parlamentar sempre independente". Ele garantiu que no TCU terá a preocupação de zelar pela aplicação do dinheiro público, ao analisar a aplicação dos recursos pelos diferentes órgãos da administração federal.

Ao comentar a eleição de seu companheiro de partido, o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), disse que a eleição de Nardes não foi uma derrota do governo: "Nardes não é o meu candidato, é o candidato da Câmara dos Deputados. Apenas fui um eleitor dele".