Mais de 50 trabalhadores escravos foram libertados no Espírito Santo

17/05/2005 - 18h40

Lucas Parente
Da Agência Brasil

Brasília - Mais de 50 trabalhadores foram libertados ontem (16) do regime de escravidão em duas fazendas de um mesmo proprietário, no interior do estado do Espírito Santo. Segundo o delegado substituto da Delegacia Regional do Trabalho do estado, Rodrigo de Carvalho, os trabalhadores - todos do sul da Bahia - foram encontrados em alojamentos sem nenhuma estrutura. Entre eles estava um bebê de apenas cinco meses.

"Os trabalhadores estavam em locais que havia, inclusive, agrotóxicos. Não tinham cama ou banheiros. Tomavam banho em um córrego, não tinham equipamentos de proteção, não tinham água potável, era uma situação extremamente degradante", disse.

Ele informou que o proprietário das fazendas, Heleodoro Gon, se recusava a fazer o pagamento, mas que depois pediu 48 horas para regularizar a situação. Ele foi multado e, se condenado, pode ser preso. Depois de receber os direitos trabalhistas, todos os trabalhadores voltarão para suas cidades de origem.

De acordo Rodrigo de Carvalho, é comum nessa época do ano, quando se inicia a colheita do café no Espírito Santo, a contratação temporária de trabalhadores, que muitas vezes não têm seus direitos respeitados.

AD