Funcionários do BC fazem manifestação no Rio contra a adoção do serviço 0800 pelo banco

17/05/2005 - 11h30

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Sindicato dos funcionários do Banco Central (BC) no Rio de Janeiro aderiu ao movimento nacional contra a implantação do serviço 0800 e fazem no início da tarde uma manifestação em frente à sede do banco, no centro da cidade. No Rio, 30 funcionários orientam e registram as reclamações dos clientes da rede bancária na Central de Atendimento ao Público (CAPs).

Com a adoção do serviço 0800 os servidores serão remanejados para outros setores. O presidente do sindicato, Sérgio Delcito, disse que não é contra a informatização, mas defende a manutenção das centrais de atendimento, como forma de proteger o consumidor e permitir maior fiscalização na qualidade dos serviços prestados pelos bancos.

De acordo com o dirigente, a procura na central de atendimento é cada vez maior, ao mesmo tempo em que o sindicato vem constatado que os bancos não têm mostrado interesse em melhorar os serviços e a competitividade, o que, segundo Delcito, faz com que o consumidor só tenha a central para recorrer do mau atendimento.

"A legislação já é muito frágil e só com a pressão dos servidores das centrais de atendimento do BC temos conseguido fazer com que haja uma solução para casos que não podem ser resolvidos simplesmente por telefone", frisou o presidente do sindicato. Delcito reclamou ainda da falta de pessoal. De acordo com ele, há quatro anos não há concurso público para o BC e número de funcionários caiu de 8 mil para os atuais quatro mil, em todo o país.