RS vai exportar este mês 10.500 cabeças de gado para o Líbano

08/05/2005 - 10h25

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Começou a chegar neste fim de semana no porto de Pelotas (RS), parte das 10.500 cabeças do gado que serão exportadas para Beirute, no Líbano, no próximo dia 26. Esta é a segunda carga de mais de 40 mil cabeças adquiridas por uma empresa jordaniana especializada na compra de gado vivo destinado a países do oriente. Nos próximos quatro meses, ocorrerão outros embarques de animais.

Técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual da Agricultura estão monitorando as condições sanitária e de saude dos bovinos. Em março foram exportadas 8.500 cabeças, em operação inédita realizada com sucesso no porto de Rio Grande e que movimentou mais de R$ 5 milhões. De acordo com o diretor da empresa Livestock Internacional Comercial Importadora e Exportadora,José Luiz Subirana, os animais viajam confortavelmente instalados recebendo água e ração em bretes (pequenos currais) individuais.

A viagem demora 20 dias até o porto de Beirute e a cada três dias os bretes são lavados e o material orgânico jogado ao mar sem prejuízo ao meio ambiente. O gado é transportado em barcos pequenos, em viagem que demora uma hora entre Pelotas e o porto de Rio Grande, onde serão embarcados no navio-curral Kenoz, com capacidade para 10.500 cabeças.