Kátia Buzar
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O documento Cartas doPais de Alunos às Autoridades Governamentais, entregue aoministro da Educação, Fernando Haddad, durante oEncontro Nacional de Pais de Alunos e o Plano de Desenvolvimento daEducação (PDE), faz uma série de reivindicaçõespara melhorar a educação escolar no país.Segundo a presidente daConfederação Nacional das Associações dePais e Alunos (Confenapa), Iedyr Bambirra, o texto sofreu algumasalterações. “O documento foi amplamente divulgadopara que toda sociedade pudesse participar e incluímos tambémas reivindicações de indígenas que aqui estãorepresentando suas tribos.” O documento defende “o modelo deescola que respeite as etnias dentro da realidade sócio-culturalde cada localidade”.De acordo com LourençoBorges Milhomem (Acyxit), do povo Krikati, da Aldeia São José,em Montes Altos (MA), o encontro é um fato novo. “O governoestá abrindo uma porta para o diálogo, estamos dando oprimeiro passo. Eu vou poder contribuir e dizer o que nósqueremos para os povos indígenas ou não indígenas.Acho que vamos avançar”.Durante o encontro, quetermina amanhã (8), a Confenapa divulgou a cartilha Direitos eDeveres dos Pais de Alunos na Gestão Democrática. Deacordo com o documento, “o melhor ensino que um pai, mãe ouresponsável por uma criança pode dar é oexemplo, pois, geralmente, a criança se espelha no exemplo dospais e do ambiente que a cerca. É preciso construir valoreséticos e morais ao longo do desenvolvimento dos filhos.”