Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - A Região Norte quer contribuir para o aperfeiçoamento da Educaçãode Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, representantes da sociedadecivil, de movimentos sociais, de universidades, de conselhos deeducação e das redes municipais e estaduais de educaçãodo Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraimae Tocantins começaram a discutir hoje (29), em Manaus,propostas de políticas públicas voltadas aoaprimoramento da EJA.Durante a reunião,ele vão fazer um diagnóstico sobre a situaçãoda Educação de Jovens e Adultos nesses sete estados.O levantamento servirá como base para que debatam e elaboremas propostas de aprimoramento da EJA no Norte e nas demais regiõesdo país.O encontro regional épreparatório à 6ª Conferência Internacionalde Educação de Adultos (Confintea) - eventointergovernamental promovido pela Organização dasNações Unidas para a Educação, Ciênciae Cultura (Unesco) a cada 12 anos.O encerramento doencontro da Região Norte, previsto para amanhã (30),representa a efetivação das etapas brasileirasprogramadas pelo Ministério da Educação (MEC),em parceria com os governos municipais e estaduais. Nessas reunião,quatro eixos nortearam os debates: educação de jovens eadultos, estratégias didático-pedagógicas,intersetorialidade e gestão e financiamento.Cada uma das regiõesbrasileiras é responsável pela elaboraçãode um documento contendo as recomendações dos estados.Na capital amazonense, cada um dos estados participa do evento comdez delegados, escolhidos nas conferências de educaçãoestaduais realizadas anteriormente.A técnica daDiretoria de Políticas de EJA do MEC, Adriana Andrés,ressalta que a expectativa do ministério é que osdiferentes atores envolvidos nas preparações para a 6ªConfintea estejam dialogando e pensando formas de elaborar políticaspúblicas para Educação de Jovens e Adultos.Um dos participantes doevento em Manaus é o diretor do Sindicato dos ServidoresPúblicos do Amapá, Raimundo de Sá. Em entrevistaà Agência Brasil, o sindicalista disse que a EJAé um grande desafio para o país. "O desafio énacional. As conferências estaduais de educação eos encontros regionais preparatórios para a Confintea sãoos primeiros passos para consolidarmos as políticas públicasvoltadas para educação de jovens e adultos”,comentou.Para o representante daUnesco para a 6ª. Confitea, Timothy Ireland, o grande desafioaos encontros é fazer com que os governos entendam aimportância de investir em EJA, já que há umatendência em priorizar os investimentos na educaçãoinfantil. "Devemos ter uma visão sistêmica daeducação, do começo ao fim. Investir na educaçãode adultos é também investir na educaçãode crianças porque, comprovadamente, filhos de paisanalfabetos têm maiores probabilidades de deixar os bancosescolares e não têm apoio em casa par tirar dúvidas,por exemplo."