Lula visitará amanhã novas unidades de produção em refinaria no Sul

27/07/2005 - 21h46

Carolina Gonçalves
Enviada especial

Porto Alegre - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a noite em um hotel da capital gaúcha e visitará amanhã (28), às 9h30, a Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT) da refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. Com essa unidade, será dobrada a capacidade da refinaria, que produz combustível, solventes e diesel, entre outros.

Em seguida, o presidente irá para a cidade de Osório, onde visitará as obras de duplicação da rodovia BR-101, no trecho que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina. As obras, nos quilômetros 93 e 68, começaram há quase sete meses e o governo federal deverá aplicar na duplicação R$ 1,3 bilhão. O objetivo é reduzir o número de mortes na estrada e o custo do transporte da produção.

Na noite desta quarta-feira, cerca de 20 universitários, secundaristas e técnicos do movimento Unidade Socialista fizeram uma manifestação de protesto em frente ao hotel onde o presidente está hospedado. Eles reivindicavam mais recursos para a educação e a reforma agrária.

O retorno de Lula a Brasília está marcado para as 14 horas. A agenda do presidente prevê despachos internos no Palácio do Planalto a partir das 17 horas.