Convênio entre Incra e universidade beneficiará 2.400 alunos em Rondônia

27/07/2005 - 22h07

Brasília - Convênio formalizado entre a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia e a Fundação Riomar, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), beneficiará 2.400 alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. Os estudantes são jovens e adultos trabalhadores rurais de 52 projetos de assentamento e formarão 120 turmas em 22 municípios do estado. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e também incluirá a capacitação continuada de 120 educadores do campo.

A superintendência do Incra em Rondônia, por meio do Pronera, possui atualmente quatro convênios na área de educação do campo. A Fundação Riomar é conveniada na educação de nível superior: 60 alunos trabalhadores rurais assentados fazem graduação em Pedagogia.

Já a Associação das Escolas Famílias Agrícolas (Aefaro) possui dois convênios com o Incra na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O primeiro atende 174 trabalhadores rurais assentados no ensino da 5ª à 8ª série, nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Cacoal, Novo Horizonte, Ji-Paraná e Vale Paraíso. O segundo é de Ensino Profissional Técnico em Agropecuária, nas EFAs de Cacoal e Ji-Paraná, totalizando 81 estudantes.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário