Reunião entre grevistas e governo segue amanhã

04/07/2005 - 22h15

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Vai continuar amanhã (05) a rodada de negociações dos servidores da seguridade social com o Ministério do Planejamento, Paulo Bernardo. A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social está negociando reajuste de salários para 2006, em que os servidores pedem reposição por perdas salariais de 17,99%. Além disso, exigem o pagamento de reajuste de 47,11% pelo Plano de Cargos e Salários (PCCS).

Hoje, depois de reunião de quase seis horas, que terminou à noite, nada de concreto ficou estabelecido. No ano passado, os servidores do INSS fecharam acordo com o governo para o parcelamento desse passivo pelo plano de carreira em quatro anos. Hoje o governo apresentou proposta de conceder o mesmo índice desse passivo do PCCS, mas ao longo de seis anos, já que os ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde no conjunto envolvem uma quantidade maior de trabalhadores. A Federação apresentou contraproposta, que não quis divulgar.

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça afirmou que vai manter entendimentos com o ministro Paulo Bernardo e com o ministro da Previdência, Romero Jucá sobre a negociação com os servidores. Mendonça prevê que está próximo um acordo e amanhã, vão acontecer a partir das 15 horas duas novas rodadas com a Federação na tentativa de resolver o impasse, que terá efeito financeiro somente a partir de 2006.