Brasília, 29/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Tarso Genro, prevê que o financiamento das creches possa ser incluído no novo fundo (Fundeb) proposto pelo governo por emenda constitucional, caso o Congresso Nacional defina fonte de recursos para o setor. Em entrevista ao programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão. Nos estúdios da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, Genro explicou que as creches são financiadas pelos municípios, que hoje não estão em condições de contribuir para o Fundeb.
"Podemos fazer essa grande negociação no Congresso. Mas é preciso que nessa negociação seja definida, pelo Congresso, a origem desse dinheiro para que o Fundeb possa contemplar as creches", afirma o ministro. A possibilidade de isso acontecer é vista com otimismo por outro participante do Diálogo Brasil, o secretário municipal de Educação de Taboão da Serra (SP), César Callegari, que preside a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
"O Congresso haverá de achar meios para que esse processo cubra todas as modalidades de educação básica. A educação infantil completa é condição fundamental para a formação da cidadania", lembra Callegari, nos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. "A proposta do Fundeb é positiva porque indica que temos de construir no Brasil um novo pacto federativo que coloque a educação como prioridade. Só é necessária essa complementação", acrescentou.