Brasília, 29/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), recebam às 10h de amanhã (30), no Ministério da Agricultura, uma comissão de dez produtores rurais. O objetivo é fechar as negociações da pauta de reivindicações dos participantes do ato "Tratoraço - o Alerta do Campo", na Esplanda dos Ministérios.
A informação foi dada pelo líder do governo no Senado, depois de reunião com o presidente Lula e os dois ministros. "Vamos conversar sobre dois pontos que ficaram pendentes: o preço do arroz para os leilões oficiais e a prorrogação do pagamento do custeio da produção agrícola, que vence em julho e agosto", explicou.
O senador disse também que as negociações com os produtores rurais, no Palácio do Planalto, avançaram bastante hoje, apesar de "uma certa radicalização no processo". Na opinião de Mercadante, isso "não é bom para o ambiente, muito menos para o campo brasileiro, mas os ânimos foram serenados na reunião desta noite e as negociações estão reabertas".
De acordo, com o líder do governo no Senado, "sempre há espaço para buscar uma solução, num quadro em que nós precisamos defender as finanças públicas, preservar o equilíbrio fiscal do país. E o governo já atendeu uma parte das reivindicações".