Missa em homenagem ao Papa reúne dez mil pessoas

10/04/2005 - 17h27

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Uma missa em homenagem ao Papa João Paulo II reuniu cerca de dez mil pessoas que rezaram hoje na Esplanada do Vaticano, conhecida como Rótula do Papa, na zona Norte de Porto Alegre, onde o pontífice celebrou missa em julho de 1980.

De acordo com o arcebispo metropolitano dom Dadeus Grings, que celebrou a missa, durante duas horas houve muita emoção, demonstrações de fé e lembranças da trajetória do Papa. A cerimônia foi encerrada com as palavras da homilia do pontífice, ditas em 1980 nesta capital.

Além da igreja católica, diferentes religiões relataram sua admiração pelo Papa durante a cerimônia. A participação de representantes de outras religiões emocionou os fiéis que acompanharam a celebração.

Líderes religiosos e representantes das religiões zen-budista, islâmica, afro-brasileira, israelita, episcopal anglicana e hinduísta prestaram homenagens ao pontífice.

De acordo com levantamento da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram da missa na Avenida Érico Veríssimo. Em 5 de julho de 1980, trezentas mil pessoas compareceram ao mesmo local para ver de perto o papa em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul.