Mylena Fiori
Enviada Especial
Iaundé - República de Camarões - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está na República de Camarões, primeira etapa da terceira viagem ao continente africano desde que assumiu o governo.
Procedente de Roma, a comitiva brasileira desembarcou às 17 horas (13 horas em Brasília). Lula foi recebido com honras de Chefe de Estado pelo presidente camaronês Paul Biya. No percurso em carro fechado - cerca de 30 minutos - entre o aeroporto e o hotel Hilton, os dois presidentes foram saudados por populares.
Já estavam em Iaundé 25 representantes da comitiva brasileira como os ministros da Cultura, Gilberto Gil; da Saúde, Humberto Costa; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; o interino da Educação, Fernando Hadad; e a ministra da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, entre outros.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, desembarcou na República de Camarões junto com o presidente Lula. Em entrevista à imprensa, destacou que, no terceiro périplo de Lula pela África (Camarões, Senegal, Nigéria, Gana e Guiné-Bissau), serão assinados acordos nas áreas de pesquisa, educação e saúde. "A relação que ficava na retórica passa a ter uma correspondência concreta", disse o chanceler.
Hoje à noite, Lula e a comitiva brasileira participam de jantar no Palácio Presidencial, oferecido por Paul Biya. Amanhã, pela manhã, está agendada uma reunião de trabalho entre os dois Chefes de Estado.