Anvisa abre consulta sobre higiene na manipulação de bebidas feitas com vegetais

10/04/2005 - 9h33

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A consulta pública para procedimentos higiênico-sanitários na manipulação de bebidas à base de vegetais deve começar nesta segunda-feira (11) - caso seja publicada no Diário Oficial da União. A consulta estará na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na internet, e a população poderá sugerir novas regras de segurança, que deverão entrar em vigor ainda este semestre. Todas as propostas serão analisadas.

A consulta pública ganhou caráter emergencial depois que 24 pessoas contraíram o Mal de Chagas e três morreram por beber caldo de cana moído junto com o barbeiro – hospedeiro do Trypanosoma cruzi, transmissor da doença – em Santa Catarina. O procedimento criará regras específicas para a manipulação de bebidas à base de vegetais.

"Vamos atender um público específico: ambulantes que trabalham, muitas vezes, em barracões ou no mato. Por isso, precisamos elaborar regras com linguagem acessível e de fácil compreensão", afirmou a médica sanitarista da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Helena Cristina Rocha.

Após a criação das regras, haverá um processo de orientação dos vendedores. Em caso de reincidência, o ambulante poderá ser punido com advertência ou multa. "Procuramos sempre partir primeiro para a orientação e não para a punição", destacou Helena Rocha.

A médica disse ainda que a participação da população é fundamental no processo de criação das regras. "É ela que consome o produto. Todos que consomem, não só o caldo de cana, mas também outras bebidas à base de vegetais, têm muito a contribuir", acrescentou.

A consulta pública ficará disponível durante 30 dias no site da anvisa: www.anvisa.gov.br

AD