União Nacional de Auditores do SUS protesta por criação de carreira

18/03/2005 - 20h19

Rio, 18/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - Representantes da União Nacional dos Auditores do Sistema Único de Saúde (Unasus) fizeram hoje um protesto diante do prédio do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Os funcionários, que executam atividades de auditoria no SUS, distribuíram panfletos pedindo a criação da carreira de "auditoria em saúde", com os cargos de "auditor em saúde" e "técnico em auditoria", assim como existe a "auditoria da Controladoria-Geral da União".

Segundo a presidente da Unasus, Jovita José Rosa, o objetivo é regularizar a situação dos servidores e aumentar os salários da categoria. Atualmente, os vencimentos de um funcionário de auditoria com nível superior chegam a R$ 3 mil. Com a criação da carreira de "auditor", ela disse esperar dobrar esse salário.

De acordo com Jovita Rosa, o projeto de criação da carreira está no Ministério do Planejamento. "Queremos o andamento desse projeto, porque o ministro Humberto Costa já encaminhou dois ofícios ao Planejamento. Os ex-ministros Adib Jatene e José Serra também tinham encaminhado ofícios, mas para o Planejamento, nossa reivindicação é inconstitucional", disse. "Nós queremos esse reconhecimento, porque os auditores da Controladoria-Geral da União têm uma remuneração três vezes maior do que a nossa e o nosso trabalho é igual ao deles", acrescentou.