Lula faz acertos finais da reforma ministerial no final de semana, diz Genoino

18/03/2005 - 19h16

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, informou que o presidente Lula não estará presente na festa de 25 anos do partido neste sábado em função dos acertos finais da reforma ministerial. Genoino reafirmou, em Recife, que nenhum dos ministros petistas vai dificultar a reforma, que deve ser anunciada nos próximos dias. "Os 19 ministros do PT me autorizaram a dizer que nenhum deles colocaria qualquer obstáculo para o presidente Lula pudesse fazer o ajuste político do governo", explicou Genoino durante entrevista coletiva para anunciar as comemorações do partido na capital pernambucana.

De acordo com Genoino, as alianças com outros partidos são necessárias para que o governo possa cumprir a agenda de prioridades, visando garantir a implementação de projetos estruturadores que têm como meta o crescimento produtivo e a geração de emprego e renda. "O PT é protagonista desse governo, junto com os demais partidos de esquerda, portanto não estamos nos diluindo nem deixando de ser a força principal, mas reconhecemos que é preciso fazer alianças com outras legendas, sem contrariar nossos valores", disse ele. Ressaltou que o partido sabe fazer acordos políticos sem perder sua identidade. "Com a reforma, estamos buscando, na verdade, uma parceria política com aliados dentro e fora do Congresso Nacional". observou.

Genoino disse que, embora o governo petista já tenha alçando avanços significativos, principalmente nas áreas econômica e social e na política de exportações, ainda existem muitos desafios a resolver a exemplo de investimentos em infra-estrutura e redução da elevada taxa de juros e mudança no sistema tributário.