Lula diz que já investiu em saneamento básico 14 vezes mais do que seu antecessor

18/03/2005 - 14h15

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que seu governo já investiu 14 vezes mais em saneamento básico do que o governo anterior em quatro anos. Lula fez a declaração ao participar da entrega de 609 casas do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) em Aracaju (SE).

O PAR atende famílias que ganham até seis salários mínimos por mês e vivem em capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 100 mil habitantes. Com os recursos, as famílias podem reformar e ampliar moradias e até transformar imóveis em moradias. Segundo o Ministério das Cidades, foram investidos R$ 11,5 milhões nas obras.

Lula destacou que as casas populares foram construídas perto do centro da cidade e da praia, locais destinados, em geral, aos imóveis das classes mais ricas. "Não é mais um bairro dos ricos. É um bairro de brasileiros e brasileiras independentemente da religião, da origem social, da cor ou do sexo, ou seja, é um bairro onde moram homens e mulheres e pode morar o rico de um lado e o pobre do outro", disse o presidente.

Em discurso, Lula mencionou que vários moradores já estão reformando as casas novas o que, segundo o presidente, mostra o crescimento da economia do país. "A família está adequando a casa ao seu jeito de ver a sua própria casa. Isso gera mais emprego e gera mais renda. Tem muita gente que estava desempregada e ,agora, arruma um ‘biquinho’ para fazer. É assim que o nosso querido Brasil vai se desenvolver", ressaltou.

O presidente informou que o governo federal vai ceder um terreno da Força Aérea Brasileira (FAB), de mais de dois milhões de metros quadrados, para a prefeitura de Aracaju possa construir mais casas populares. Segundo Lula, o terreno já tinha sido requisitado pelo prefeito da cidade, Marcelo Deda (PT).

Lula participa ainda hoje das comemorações dos 150 anos de fundação de Aracaju. Na ocasião, o governo federal vai firmar parcerias com a prefeitura da cidade. Os ministros da Cidades, Olívio Dutra, e da Saúde, Humberto Costa, acompanham o presidente.