Lula chega amanhã de manhã a Davos

27/01/2005 - 19h41

Ana Paula Marra
Enviada especial

Davos (Suíça) - Acompanhado pelos ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Fazenda, Antônio Palocci, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega amanhã (28), por vota de 10 horas (7 horas em Brasília) a Davos, onde vai participar do Fórum Econômico Mundial. Antes de comparecer ao Fórum, Lula almoça com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Logo em seguida, terá encontro de trabalho com o chanceler alemão, Gerhard Schroeder.

O primeiro evento do Fórum Econômico Mundial de que Lula vai participar será por volta das 16h45, uma sessão especial chamada "Financiando a Guerra contra a Pobreza", no Centro de Convenções de Davos, onde ocorrem os principais debates. Às 18 horas, Lula dará a sua mensagem aos participantes do fórum. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, neste momento, Lula deverá abordar a campanha de combate à fome e à pobreza no mundo.

Depois, terá encontro de trabalho com o presidente da Confederação Helvética, Samuel Schmid, e com o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.

No sábado (29), Lula e seus ministros participam de um encontro, promovido pelo governo brasileiro, com 100 empresários europeus, asiáticos e americanos. Nele, empresários estrangeiros poderão conhecer os bons resultados do crescimento industrial, a manutenção da estabilidade e as potencialidades brasileiras. A prioridade do governo Lula foi convidar investidores das áreas de energia, infra-estrutura, construção civil e os incluídos na política industrial. Outro foco do governo são os investimentos voltados para a integração física da América do Sul.

Os ministros da Casa Civil, José Dirceu; da Fazenda, Antônio Palocci; e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan; e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vão fazer palestra nesse evento. Meirelles, Furlan e o chanceler Celso Amorim já estão em Davos.