Brasília, 18/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia para o Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (Codevasf) está encarregada de estudar formas de apoio à reforma agrária. Em reunião ontem no Palácio do Planalto, o presidente Lula tratou do assunto com o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Faria. A parceria visa acelerar a aquisição, a baixo custo, de terras para reforma agrária na região do vale do rio São Francisco.
"Conversou-se sobre a possibilidade de a Companhia disponibilizar, por meio de concessão de uso, terras para assentamento de reforma agrária com irrigação", informou o porta voz da Presidência da República, André Singer. "O presidente da Codevasf apresentará estudo sobre a situação das terras da companhia, a viabilidade e o tipo de produção agrícola que pode ser desenvolvida nessas áreas."
Nesta terça-feira, o presidente Lula recebeu o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, que apresentou o balanço anual da empresa e as perspectivas de investimento em 2005. Amanhã, o presidente viajará para Tabatinga (AM), onde relançará o Projeto Rondon e, em seguida, terá encontro na cidade de Letícia, na Colômbia, com o presidente Álvaro Uribe.
Na quinta-feira (20), Lula receberá o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.