Rossetto garante seguro agrícola para produtores atingidos por estiagem no Sul

14/01/2005 - 20h02

Porto Alegre, 14/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal dispõe de recursos suficientes para o seguro agrícola e, se for necessário, o replantio das lavouras atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, durante a cerimônia de entrega dos 46 automóveis do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) para a Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

Segundo o ministro, os 190 mil agricultores familiares gaúchos beneficiados na safra atual já poderão obter o seguro agrícola, desde que comprovem mais de 30% de perdas nas lavouras. "Basta o agricultor notificar a situação ao banco, que fará uma avaliação criteriosa das perdas. A partir do laudo da vistoria, o seguro é imediatamente operado", informou. Rossetto disse ainda que o interesse do governo é retirar logo os agricultores dessa situação de angústia.

"Ao mesmo tempo, queremos criar condições para o replantio das lavouras nas regiões em que haja essa possibilidade. A idéia é recuperar os prejuízos, principalmente no milho e feijão, as duas culturas mais atingidas", destacou, após receber um relatório da Emater sobre a situação nos 136 municípios em situação de emergência no Estado.

Antes de viajar para a região de Erechim, no Norte do estado – uma das mais atingidas pela estiagem –, Rossetto explicou que quando o agricultor quita suas dívidas de custeio com o banco, com o dinheiro do seguro, ele se torna apto a pegar um novo financiamento. E anunciou que a expectativa é fechar o ano agrícola com 800 mil agricultores segurados – o benefício foi implantado em julho de 2004.