Porto Alegre, 14/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) entregou hoje à Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) 46 automóveis para serem utilizados no trabalho desenvolvido nos 138 assentamentos da reforma agrária no Estado. Os veículos, adquiridos com recursos próprios do Incra, no valor de R$ 981.640,00, vão beneficiar 4.265 famílias de agricultores gaúchos que recebem a assistência da Emater.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que fez a entrega dos veículos, disse que a reforma agrária é parte fundamental da estratégia de desenvolvimento econômico e social do país, já que representa a capacidade de transformar terras ociosas em produtivas. Ele destacou que a meta do Plano Nacional de Reforma Agrária é assentar 400 mil famílias, gerando 1,2 milhão de postos de trabalho. "Cada família assentada gera três postos de trabalho produtivo no país", ressaltou.
Segundo o superintendente regional do Incra, Angelo Menegat, os veículos (modelos Gol 1.6 e Gol 1.0) vão atender os escritórios central e regionais da Emater em 34 municípios. Neste ano, acrescentou, o instituto pretende manter as vistorias em propriedades rurais de todo o estado, para continuar o processo de obtenção de terras deflagrado em 2004.
Menegat destacou ainda no ano passado o Incra aplicou cerca de R$ 2,5 milhões em assistência técnica e social para a qualificação dos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Sul, mediante convênios com entidades e repasse de recursos, beneficiando 10.684 famílias de agricultores. "Isso representa o atendimento a 100% dos assentamentos", comemorou.