Novo salário mínimo e combate ao trabalho infantil estão na agenda de Lula desta segunda

12/12/2004 - 16h39

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O salário mínimo brasileiro que vigorará em 2005 deve ser definido nesta segunda-feira (13) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião da coordenação política, às 9h30, no Palácio do Planalto, segundo informou no sábado o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

A proposta de aumento pode ser enviada ao Congresso por meio de medida provisória ou de projeto de lei. Segundo Dirceu, o governo trabalha com um valor para o mínimo de R$ 290, já a partir de janeiro, ou R$ 300 a partir de maio. A decisão sobre a antecipação ou não para janeiro será tomada pelo presidente.

Ainda na segunda-feira (13), às 15 horas, no Salão Nobre do Palácio, Lula receberá um grupo de integrantes da Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, criada em julho deste ano. Durante o encontro, será entregue ao presidente termo de compromisso para a a eliminação da mão-de-obra infantil no País, assinado por todos os governadores dos estados percorridos pela Caravana. Está prevista a participação de adolescentes afastados do trabalho infantil, de educadores e secretários estaduais, e representantes de entidades ligadas ao tema.

Além disso, o presidente vai receber nesta segunda-feira, às 08h45, o procurador-Geral da República, Cláudio Lemos Fonteles; às 12h30 o ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, e, às 18h30, o ministro da Saúde, Humberto Costa.