Lula inaugura em Manaus novo terminal de cargas para atender crescimento da produção na Zona Franca

12/12/2004 - 15h17

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Manaus (AM)– O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, considerado o terceiro do país, em movimentação de cargas, contará a partir da próxima terça-feira (14), com mais um Terminal de Cargas para atender o escoamento da produção do Pólo Industrial da Zona Franca.

O III Terminal de Cargas (Teca III) será inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 9h30 ( 11h30 - horário de Brasília). Lula deve estar acompanhado do ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do presidente da Infraero, Carlos Wilson. Na visita que fará as instalações do novo setor logístico do aeroporto, o presidente Lula irá conhecer como funcionará o Teca III, considerado um marco importante para o aumento das importações e exportações na região.

O superintendente Regional da Infraero em Manaus, Tércio Ivan Barros, explica que o crescimento da produção do Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus resultou na necessidade de se construir o Terceiro Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. "O volume de cargas no nosso complexo cargueiro, que já tem o Terminal I e II, precisava de um reforço para atender o aumento das importações e exportações de produtos no Pólo Industrial da região", adianta.

O maior movimento de cargas no aeroporto é reflexo do aumento da produção na Zona Franca, segundo a Infraero. Foi de 24,55% o crescimento na movimentação de produtos importados e exportados até outubro deste ano no aeroporto, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com a inauguração, a área do complexo logístico de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes vai passar de 22 mil para 49 mil metros quadrados. Atualmente, o setor de cargas conta com o Terminal I, destinado a exportação, internação e desembarque de carga nacional. Já o Terminal II é específico para importação, remoa, trânsito e exportação/internação avulsa.

O III Terminal de Cargas (Teca III), que será inaugurado pelo presidente Lula, vai ser utilizado para cargas específicas de importação. O complexo deste setor de cargas é composto por sete edificações, num total de 27.405,35 metros quadrados. Os produtos deste Terminal serão manipulados por transelevadores, moderno sistema de automação de processamento de carga, com capacidade inicial para cinco mil posições e possibilidade de operação simultânea de três aviões cargueiros.

Segundo a Infraero, a modernização da infra-estrutura logística para o setor de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, é uma aposta que o Governo Federal está fazendo no modelo econômico da Zona Franca de Manaus, que deve fechar este ano com um faturamento de US$ 14 bilhões.