Terreiro de Jesus recebe Abraço da Paz de 300 jovens no Fórum Mundial de Turismo

03/12/2004 - 17h41

Eduardo Mamcasz
Repórter da Agência Brasil

Salvador - O Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador foi ocupado hoje por mais de trezentos jovens baianos no chamado "Abraço da Paz pela Celebração", em frente à Faculdade de Medicina, onde está sendo realizado o Seminário Turismo Sustentável e Infância, dentro do Fórum Mundial do Turismo.

Atabaques, tablas, congos e tambores de diferentes regiões da África, tocados por 300 percussionistas, saíram da Praça Castro Alves, juntaram-se a outros no Pelourinho e fizeram o encontro final no Terreiro de Jesus. Eles são de 18 grupos de Salvador e fizeram a alegria dos participantes do Encontro anual do Fórum Mundial de Turismo.

Os mestres-de-cerimônia da festa, Rebeca, Jorge Sacramento e Wilson Café, conduziram o espetáculo que misturou o Hino do Senhor do Bonfim ao clássico "Imagine" de John Lennon e Dandalunda, que fez sucesso na voz de Margareth Meneses. A pedido da divulgação, muita gente apareceu com lenços brancos.

Amanhã, é religioso o espetáculo esperado pelos participantes do Fórum, que disputaram hoje o direito a uma camiseta vermelha, que dará direito ao caruru, comida de Santa Bárbara, a homenageada na longa procissão. Santa Bárbara, dos católicos, representa na antiga religião africana, que veio para os terreiros da Bahia, a entidade Yansã.