Brasil reafirma necessidade do combate à fome na 14ª Cúpula Ibero-americana

19/11/2004 - 19h47

Aline Bastos
Repórter da TV Nacional

Sao José (Costa Rica) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje na Costa Rica, onde participa da 14ª Cúpula Ibero-Americana, que o governo brasileiro defende o combate à fome e à pobreza junto ao fortalecimento da educação nos países ibero-americanos. O chanceler Celso Amorim disse que o Brasil apóia todas as formas de elevar o nível na área educacional.

"Através da educação você cria condições estruturais para combater a
fome e a pobreza a longo prazo. Por outro lado, você precisa combater a pobreza e a fome porque uma criança desnutrida não tem condições para aprender", disse.

Participam da reunião 21 chefes de Estado e de Governo e chanceleres da América Latina, além da Espanha e Portugal. O tema em discussão é "Educar para Progredir".

O Brasil comparece à Cúpula com assuntos prioritários da política externa do atual governo, como a luta contra a fome, a cooperação ao Haiti e a integração comercial e política.

Nesta sexta-feira, o chanceler Celso Amorim entregou uma carta ao
presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reiterando o convite para que o presidente Pacheco vá ao Brasil.