Andréia Araújo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O especialista em geografia ambiental e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), David Zee, afirmou, durante o programa "Diálogo Brasil", apresentado pela TV Nacional em rede pública de televisão, que o governo brasileiro precisa preparar estudos de impacto ambiental sobre o aquecimento global.
Segundo Zee, é preciso estudar com bastante cautela a delimitação para edificação das cidades litorâneas no Brasil. Isso, para se devenvolver diagósticos e evitar catástrofes, semelhantes ou piores do que o furacão Catarina, no começo deste ano no Sul do país.
"É esse tipo de sinal que a natureza nos dá que devemos parar de nos espantar e começar a nos preparar para enfrentá-los", disse o professor, prevendo que questões parecidas podem voltar a acontecer. A coordenadora do grupo de avaliação ambiental do programa Antártico Brasileiro (Pronatar ), Tânia Brito, reforçou a tese de se investir em estudos e projeções sobre o impacto ambiental brasileiro.
O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claúdio Langone, informou que já existem estudos sendo feitos sobre o impacto ambiental do aquecimento global, mas o número deles ainda é muito pequeno.