Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Curitiba, aos empresários reunidos na Associação Comercial do Paraná, que em breve promoverá um encontro com todas as federações de comércio e indústria do país para ampliar o diálogo com as classes produtivas na tomada de decisões da área econômica. Anunciou também que logo depois das eleições municipais, vai reunir todo os governadores para discutir uma política tributária que atenda o interesse nacional e de todos os Estados.
Ao fazer um balanço de sua administração, o presidente ressaltou que seu governo tem procurado desonerar o empresariado para estimular a produção. "Estamos criando um ambiente propício para a retomada sustentável do desenvolvimento", afirmou. "Isso já começa a ser verificado com o surgimento de 1,6 milhão de empregos formais em todo país só nos primeiros 18 meses de governo".
Esta foi a primeira vez em 114 anos de história da Associação Comercial do Paraná que um presidente da República visita a entidade. Segundo o presidente , seu governo é, de todos os últimos da história da República, o que mais estabeleceu um diálogo com os empresários. Disse que, também graças a essa postura, ampliou a política de comércio exterior com 42 países e que, agora, quer gerar mais negócios com o Merscosul, a China e a Índia.(Lúcia nórcio)