Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje os políticos que trabalham com projetos e metas meramente eleitorais, "de quatro em quatro anos". Em palestra na Associação Comercial do Paraná, Lula ressaltou que "é muito difícil você ter político no Brasil que não pensa apenas na próxima eleição". E destacou que o objetivo do seu governo é garantir ao país um crescimento econômico sustentado com as providências necessárias que abram os caminhos para isso. Citou como exemplo, a aprovação, em 2003, das reformas tributária e da Previdência Social.
"Esse país tem que ser pensado para 30 anos, tem que ser pensado a longo prazo. É como uma escada, quem é da construção sabe, nós temos que construir degrau por degrau. Caso contrário, nós não construiremos", disse o presidente.
Mesmo depois de aprovadas as duas reformas pelo Congresso Nacional, Lula recordou ter ouvido que o país iria quebrar e que a economia não se sustentaria. mas desde julho do ano passado, segundo o presidente, o Brasil voltou a crescer, a economia a se recuperar. "Tanto para cair quanto para crescer você não sente no dia, no mês. Um investimento feito hoje começa a produzir efeitos em dois anos, um ano e meio", disse.
O presidente disse que os resultados obtidos neste segundo semestre representam os melhores obtidos há muito tempo. Lula lembrou estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrando que a indústria brasileira "está crescendo mais que nos melhores momentos do Plano Real. Nós queremos ter um ciclo de crescimento de 10, 15 anos que não precisa crescer 7% ao ano. Que cresça menos mas cresça sistematicamente para que possamos nos planejar", disse.