Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Coligação Ética e Trabalho (PSDB-PFL-PPS) apresentou, às 18 horas desta terça-feira (21), representação ao Ministério Público Eleitoral contendo relato dos fatos ocorridos no sábado, dia 18, durante evento de inauguração do prolongamento da avenida Radial Leste, em São Paulo. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso, pediu voto à atual prefeita, Marta Suplicy (PT-SP), que é candidata à reeleição.
A representação solicita ao MPE que investigue os fatos e defende que houve, por exemplo, abuso de poder administrativo e político. Questiona ainda o fato de o presidente ter utilizado um evento oficial para pedir votos em favor da candidata de seu partido. De acordo com assessoria da coligação, o relatório de aproximadamente 400 páginas traz documentação fotográfica, vídeos e notícias publicadas pela imprensa no dia.
A partir de agora o Ministério Público Eleitoral irá apurar o caso. Ao final, poderá ou não apresentar denúncias. De acordo com o Ministério Público da União, em seu site oficial, o MPE age junto à Justiça Eleitoral com o objetivo de garantir a verdade eleitoral e a soberania popular por meio do voto.