TSE libera candidato a prefeito do teste de leitura

20/07/2004 - 19h44

Brasília, 20/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral, Gerardo Grossi, concedeu hoje liminar liberando o candidato do Partido Progressista (PP) a prefeito de Aracati/CE, Expedido Ferreira da Costa, de realizar teste de leitura. O teste foi exigido pela juíza eleitoral da região para comprovar a condição de alfabetizado dos candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Na decisão, o ministro Gerardo Grossi dispensou provisoriamente o candidato de se submeter ao teste, mas ressaltou "que a critério da Juíza Eleitoral poderá ser aplicado a tantos quantos a ele devam se submeter".

No recurso encaminhado ao TSE, o candidato observou que firmou de próprio punho, como faculta a Lei Eleitoral, declaração atestando sua condição de alfabetizado, mas que mesmo assim foi convocado a prestar exame de leitura e escrita marcado para amanhã (dia 21), às 14h.

A Constituição Federal estabelece que são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. No entanto, a legislação eleitoral reproduz o texto da Constituição e é omisso na questão do teste de leitura. Segundo a Assessoria de Imprensa do TSE, alguns juízes eleitorais resolveram interpretar a lei e aplicar testes de leitura aos candidatos.

A Assessoria informa que essa é a primeira vez que juízes eleitorais resolveram aplicar o teste para comprovar que os candidatos às eleições municipais de outubro próximo são alfabetizados. Segundo o TSE, o teste já foi aplicado nas cidades de Águas Lindas (GO), Uberaba (MG) e Aracati (CE).