Ibama suspende transporte de produtos perigosos pela ferrovia Centro-Atlântica

14/10/2003 - 20h42

Brasília, 14/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ibama suspendeu o transporte de produtos perigosos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em Minas Gerais. De acordo com o gerente-executivo do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, a medida é uma precaução para evitar outros acidentes como o ocorrido no último final de semana. No domingo, um trem carregado de óleo descarrilou caindo no Rio Misericórdia, no município de Ibiá, deixando os moradores sem água nas primeiras horas após o acidente. Hoje o abastecimento já está normalizado.

Após cinco horas de reunião na tarde de hoje entre o gerente do Ibama e representantes da Ferrovia, ficou acertado que a FCA apresentará um plano com as medidas que serão tomadas para que os produtos perigosos possam ser transportados seguramente. "A interdição vai vigorar até que a empresa demonstre condições de segurança, garantindo a redução dos riscos de acidentes", informou Roberto Franco.

De acordo com Roberto Franco, a Ferrovia foi multada em R$ 1,8 milhão pelos danos causados no ribeirão Misericórdia. Ele informou que a empresa já deu início à recuperação da área, realizando barras de contenção para evitar que o óleo se espalhe, e já está fornecendo água para a população.

Com a medida estão interditados os trechos Divinópolis–Sabará; Divinópolis-Uberaba; Uberaba– Araguari; Araguari–Ibiá.