Brasília, 9/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O depoimento do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para falar sobre a reforma tributária, foi elogiado pelo líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que considerou o debate transparente, qualificado e respeitoso. Segundo ele, todos os senadores tiveram oportunidade de se pronuciarem, sugerirem e apresentarem seus questionamentos sobre a reforma tributária ao ministro.
O líder lembrou que é através desse debate que se construirá um entendimento em torno da reforma tributária, que é uma matéria complexa e objeto de um conflito entre o Estado, que quer arrecadar mais, e a sociedade, que quer pagar menos impostos.
O relator da reforma, senador Romero Jucá (PMDB-RR), também elogiou o debate, lembrando que a presença do ministro foi importante para aprofundar a discussão e buscar o entendimento. Ele lembrou que o encontro foi de alto nível, onde se discutiram questões fundamentais da reforma tributária. Jucá disse ainda que novas audiências serão realizadas para debater a questão.
Amanhã, a partir das 10h, será realizada audiência pública na CCJ com representantes da Fiesp/Firjan/Ação Empresarial/CNC/CNI/CNA/CUT e da Força Sindical. Na segunda-feira (13) a audiência será com os governadores.