Seminário reúne autoridades brasileiras e francesas para discutir o crime organizado

15/06/2003 - 18h36

Rio, 15/6/2003 - (Agência Brasil – Abr) - Autoridades francesas e brasileiras vão debater o combate às organizações criminosas responsáveis pelo tráfico de entorpecentes e a lavagem de dinheiro, entre outras ações ilícitas. A discussão acontecerá durante o Seminário Sobre o Combate ao Crime Organizado, que será realizado amanhã (16) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Foram convidados desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Rio e da Justiça Federal, procuradores da República, promotores e procuradores do Estado, policiais federais, civis e militares, agentes da Abin e da Coaf e de autoridades de segurança da França.

O crime organizado será também tema de debate no Ministério Público (MP) do estado, em evento que acontece amanhã e terça-feira, promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos do MP, com apoio do procurador-geral de justiça Antônio Vicente da Costa Junior.

O embaixador francês no Brasil, Pierre Charasse, encarregado pelo Ministério das Relações Exteriores dos assuntos relativos ao crime organizado, o juiz presidente do Tribunal Superior de Blois, Jean de Maillard, o magistrado Thierry Cretin, e o inspetor geral da Polícia Nacional francesa, Bernard Conreux, vão debater a questão da segurança e da criminalidade, com o procurador-geral de justiça e o secretário de segurança, Anthony Garotinho, além de toda a cúpula policial do estado.

Entre os temas em debates, estão a Problemática da Globalização, a Lavagem de Dinheiro, o Papel da Investigação Judicial no Combate ao Crime Organizado, a Segurança Pública, o Tráfico de Entorpecentes e a Justiça Criminal no Combate ao Crime Organizado. (Nielmar de Oliveira)