Rio, 15/6/2003 (Agência Brasil – Abr) – Dando continuidade a convênio firmado com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), cerca de 80 alunos das escolas municipais Professora Enilza Chiconelli e Professora Izabel dos Santos Soares Mello vão participar das caminhadas guiadas, intituladas "jornadas ecológicas". As caminhadas ocorrem amanhã (16) e quarta-feira (18), respectivamente, no Centro de Ecologia e Cidadania (CEC) do Tinguá, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
Os estudantes vão percorrer uma trilha de 800 metros, sinalizada com placas de identificação das espécies da flora e fauna locais, como uma atividade do Projeto Convívio Verde de educação ambiental, que beneficia alunos e professores de 60 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu.
As Caminhadas guiadas fazem parte do projeto Convívio Verde de educação ambiental
O projeto é uma iniciativa da Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá)/Ibama, em parceria com a ONG Campo e o Sesc. A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, através das secretarias municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (Semuam) e de Educação (Semed), apóiam a iniciativa.
Atualmente, o projeto está na sua segunda etapa, intitulada "Consolidação e Multiplicação de Ações", lançada em fevereiro, no auditório do Sesc de Nova Iguaçu. O projeto já atingiu diretamente 18.200 alunos e professores, e 92 mil pessoas da região, indiretamente.
O Campo, responsável pelo CEC Tinguá, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ibama, em 27 de abril de 2002. O vínculo tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações de cooperação para o desenvolvimento sustentável do entorno da Reserva Biológica do Tinguá e representa um acordo histórico, já que foi a primeira vez que o órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente procurou uma organização não governamental do Estado do Rio de Janeiro para uma parceria. (Nielmar de Oliveira)