Crianças paulistas que não foram vacinadas poderão tomar as gotinhas até sexta-feira

15/06/2003 - 17h40

São Paulo, 15/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - As crianças com menos de cinco anos de idade que não puderam ser vacinadas ontem, durante a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, em São Paulo, poderão tomar as gotinhas de amanhã (16) a sexta-feira (20), das 8h às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação das crianças.

O Estado de São Paulo deve vacinar durante a campanha cerca de 3,3 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade, ou seja, 95% das 3,5 milhões de crianças paulistas nesta faixa etária. A estimativa é da Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou 14 mil postos de vacinação em todo o estado, mobilizando 43 mil pessoas na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

A campanha foi aberta, na capital paulista, pelo governador em exercício de São Paulo, Cláudio Lembo, e pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, no Centro Promocional Dino Bueno, um orfanato na região central da cidade, onde foram imunizadas 92 crianças.

Além dos postos fixos, a campanha de vacinação em São Paulo contou com postos volantes em escolas, shoppings, lanchonetes e supermercados. Nos locais de difícil acesso, foram utilizados 3,8 mil carros e dez barcos.

O secretário de saúde paulista disse que é importante a vacinação para que as crianças fiquem protegidas contra o vírus da paralisia infantil, que está erradicado do território paulista desde 1988. A vacinação é necessária porque o vírus, mesmo erradicado, pode ser "importado" de outros países.

No balanço parcial divulgado hoje pela Secretaria de Saúde, o sucesso da campanha em relação ao ano passado foi comprovado. A segunda fase da campanha está marcada para o dia 23 de agosto.