Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - Autoridades e chefes de polícia de 18 países encontram-se reunidos, nesta capital, para discutir uma nova concepção de segurança pública. Promovida pela Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), a II Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul vai possibilitar, de hoje a 27 de agosto, a troca de experiências no combate a problemas como o crime organizado, terrorismo e tráfico de armas e de drogas.
"Nenhum país tem todas as respostas, mas, juntos, é possível encontrarmos soluções", disse o presidente da IACP, o norte-americano William Berger. Ao todo, são cerca de 400 participantes do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Equador, Guiana Inglesa, França, Espanha, Indonésia e Botswana.
Segundo Berger, os procedimentos adotados nas atividades criminosas estão cada vez mais similares em todo o mundo. "Por isso, é importante conhecermos as tendências criminosas que têm sido adotadas nos outros países", explicou. Paralelamente à conferência, os visitantes poderão conhecer os novos equipamentos e técnicas em segurança pública na II Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg). Os dois eventos acontecem no ExpoBrasília, mas são restritos a pessoas do setor de segurança pública para evitar a divulgação da tecnologia usada pela polícia.