Banco do Brasil pode apoiar o futebol com a realização da Copa de 2014 no país

02/09/2008 - 20h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os investimentos do Banco do Brasil em patrocínioe promoção ao esporte, em 2008, chegarão àquantia de R$ 60 milhões. Agora, o patrocínio do bancoao esporte poderá ser ampliado para outras modalidadesesportivas, além do vôlei de quadra, vôlei depraia, futebol de salão, iatismo e tênis.A informação é do gerente de patrocínio do BB,Simão Kovaslki. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que a instituição vai rever oinvestimento já feito depois da Copa do Mundo de Futsal, queserá realizada, em setembro, em Brasília e Rio deJaneiro.“Existe, sim, a possibilidade de virmos a fazerinvestimentos em outros esportes. Estamos no momento de balançodesse ciclo olímpico para pensar no próximo ciclo”,avaliou. O banco pode até mesmo apoiar o futebol diante darealização Copa do Mundo de 2014 no país.Além do retorno financeiro, o banco mede oretorno do investimento, pela formação de atletas, deacordo com Kovaslki. Por isso, além de atletas profissionais,o BB também apóia novos ídolos. Nas última Olimpíadas, lembrou ogerente, o Brasil conquistou cinco medalhas em esportes patrocinadospelo banco.O banco patrocina também eventosesportivos. Segundo Kovaslki, em 2007, eventos apoiados pelo BBgeraram 7 mil empregos temporários.E o banco patrocina oficinas de esporte eescolinhas de vôlei de praia, nas capitais do Rio de Janeiro,São Paulo e Paraíba. Nessas escolinhas, sãoatendidas 120 crianças durante todo o ano. Outras 340 crianças são atendidas noprograma da escola de vôlei do técnico Bernardinho,também apoiada pela instituição. Kovalski disseque, nas escolinhas e oficinas de esporte, crianças carentestêm prioridade no atendimento. Ainda na hora do esporte, o banco desenvolve comatletas profissionais o projeto Embaixadores do Esporte, ondecampeões olímpicos disseminam a prática doesporte.“São pessoas que estão formandonovas gerações. Além das visitas, eles tambémtêm suas escolinhas, com o objetivo de desenvolver novosídolos. E além de estarem com crianças carentes,formando novos ídolos, eles disseminam essa cultura paraoutras empresas”, observou.O apoio do BB ao esporte começou,isoladamente, com o basquete em 1989 e, depois, de forma estruturadae com visão de longo prazo, em 1991, com o voleibol. “Nósprocuramos normalmente o investimento em um ciclo olímpico. Oapoio ao vôlei veio por uma necessidade mercadológica derejuvenescer a base de clientes do banco”. Em 1991, o patrocínio do banco somou R$ 20milhões ao vôlei. Em 2006, foram investidos R$ 46milhões e, no ano seguinte, R$ 52 milhões.