Da Agência Brasil
Brasília - O coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem doMinistério da Saúde, Ricardo Cavalcanti, informou que será lançada no dia 11 de agosto uma campanha nacional para conscientizar os homens sobre a importância de freqüentar os consultórios médicos. Ele ressaltou aimportância da participação da mídia nesse trabalho, mas principalmente dasmulheres, que têm “papel fundamental de convencimento”.Pesquisa feita com as sociedades médicas brasileiras mostrou que os homens não costumam freqüentaros consultórios e que para isso eles enfrentam três barreiras - culturais, institucionais (empresas) e médicas. Foram ouvidos cerca de 250 especialistas de todas asregiões do país, explicou Cavalcanti.
De acordo com ele, paraque haja uma mudança de comportamento masculino é necessário trabalhar oaspecto cultural e é fundamental que a sociedade reformule o conceitode masculinidade.
Outra ajuda importante destacada pelo coordenador é a participação das empresas, com a criação de programas que estimulemos funcionários a ir ao médico. “Em geral, eles não querem deixar o horário deexpediente para ir ao consultório, acham perda de tempo. O homem considera que oserviço médico é para pessoas frágeis e acaba inventando várias desculpas paranão ir. Eles se acham imunes às doenças”, explicou.
Segundo o coordenador, olevantamento mostrou que os homens não são ouvidos nos consultórios, por issofreqüentam pouco o local. Identificou também a falta de estratégiapara sensibilizá-los e atraí-los aos consultórios, mostrando que muitas vezes elesse sentem intimidados com a presença do médico.O levantamento identificou ainda que entre asdoenças que mais matam o homem até os 40 anos estão as causas externas(violência e agressões). Depois dos 40 anos estão, em primeiro lugar, as doençasdo coração e, em segundo, as neoplasias, principalmente do aparelho respiratórioe da próstata. Uma das soluções apontadas para facilitar o atendimento aopúblico masculino é a criação de centros de check up exclusivos.