Agência Brasil
Brasília - Ospresidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela,Hugo Chávez, se reunirão antes de 15 de julho paranormalizar as relações diplomáticas entre os dois países. O anúncio foi feito pelo secretáriode Imprensa da Colômbia, César Velásquez. Segundoele, o encontro deve ocorrer próximo àfronteira ou em Caracas. As informações são daagência argentina Telam.
No últimosábado (14), o escritório de Velásquez informouque Uribe agradeceu a Chávez o pedido feito àsForças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)para que libertassem todos os reféns e se desmobilizassem.
“Queroreiterar os agradecimentos ao presidente Hugo Chávez por seuscomentários recentes que contribuem bastante para que aColômbia encontre, rapidamente, a paz definitiva,” disse olíder colombiano em um comunicado.
Asrelações bilaterais entre os dois governos estãorompidas desde novembro, quando Uribe negou autorização a Chávez para continuar mediando a libertaçãode reféns com as Farc.
A crisese intensificou após o ataque colombiano, em 1º de março,ao acampamento do chefe guerrilheiro Raúl Reyes, em soloequatoriano. Após a invasão, Chávez anunciou aruptura das relações diplomáticas com a Colômbiamas, dias depois, deu por superado o incidente – sem que a medidase concretizasse.
O lídervenezuelano, por sua vez, retirou seu embaixador de Bogotá ereforçou a presença militar na fronteira com aColômbia.