Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) que o crescimento de 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) significa que a economia do país está nocaminho certo, mas que o ritmo de crescimento alcançado deveacompanhar “com clareza” a demanda interna.
“Se a gente continuar consumindo mais do que a gente produz, oresultado é que a gente tenha inflação”,disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.
Lula lembrou que o fortalecimento da economia é importantepara uma maior oferta de emprego, para o aumento de saláriose, conseqüentemente, da renda familiar. Segundo ele, números“mais equilibrados” também colaboram para o combate àinflação.
“Vamos continuar nesse ritmo para que haja aumento do PIB semoferecer risco à demanda interna do país. Precisamoscrescer com muita responsabilidade e sem nenhum sobressalto.”
Outro resultado destacado pelo presidente é o maiorcrescimento dos investimentos quando comparado ao crescimento doconsumo. Para ele, o país vive “um bom momento”, comdestaque para a expansão dos negócios e para aconfiança de empresários.
“Hánovas fábricas sendo criadas, mais máquinas sendoinstaladas, mais produção sendo gestada. E tudo issotende a permitir um equilíbrio sustentável entre anossa demanda e a nossa oferta.”