Estados Unidos cobram concessões do Brasil na Organização Mundial do Comércio

16/06/2008 - 9h50

Agência Brasil

Brasília - Opresidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou hoje (16) que países como Brasil, Índiae China devem ter mais abertura nas áreas da indústriae de serviços. A medida, segundo ele, possibilitará que asnegociações pela liberalização docomércio global no âmbito da OrganizaçãoMundial do Comércio (OMC) avancem. As informaçõessão da BBC Brasil.

Bushdisse que sua preocupação é de que, enquantoestão sendo alcançados progressos nas negociaçõessobre subsídios e tarifas agrícolas, países como Brasil, Índia e China não estão tendo aberturas correspondentes nos campos da indústria e de serviços.

Opresidente norte-americano afirmou ser contrário a políticasprotecionistas e disse estar preocupado em obter um acordo para aRodada Doha. Segundo ele, qualquer sucesso nas negociaçõespassa por avanços nas áreas da indústria e de serviços.

Asnegociações no âmbito da Rodada Doha estãoparadas há anos devido a um impasse em torno do nívelde abertura em setores de interesse de países desenvolvidos epaíses emergentes.

Enquantoas nações emergentes querem maior abertura no setoragrícola de países desenvolvidos – incluindo aredução ou o fim de subsídios para o setor –, obloco dos países desenvolvidos tem pressionado para umaabertura nos setores da indústria e de serviços.

Adeclaração de Bush foi feita após o encontro como primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, no segundo dia da visita à Grã-Bretanha. Os dois líderes discutiramainda as situações do Iraque, do Afeganistão, deMianmar e do Zimbábue, além da crise do preços dopetróleo e dos alimentos.

A viagemfaz parte da última viagem européia de Bush antes dedeixar a Casa Branca, em janeiro do ano que vem.

Opresidente norte-americano busca o apoio europeu para novas sançõescontra o Irã que pressionem o país no sentido de abandonar o seusuposto programa de enriquecimento de urânio.