Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A indústriabrasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticospretende continuar investindo no desenvolvimento da cadeiaprodutiva, com a incorporação de novas tecnologias ematérias-primas oriundas da biodiversidade, para expandir asexportações que, no ano passado, totalizaram US$ 540milhões. Segundo o presidente da AssociaçãoBrasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria eCosméticos, João Carlos Basílio, com a valorização do realem relação ao dólar, o setor começou o ano com perspectiva de aumento de 10%nas exportações. O executivo ressaltou, no entanto, que os índicesacumulados dos anos anteriores são maiores, lembrando que, nos últimoscinco anos, o crescimento chegou a 20,4%.
Ao participar hoje (10) da bolsa de negóciosde moda Fashion Business, Basílio mostrou-se confiante em resultados acima do esperado: “Estamossurpresos com o desempenho das nossas exportações,porque os dados, até o mês de abril, sinalizamcrescimento de 24% em relação ao mesmo períododo ano passado. Então, estamos revendo para cima [as metas]e calculando entre 15% e 20% o crescimento das exportações.”Segundo Basílio, os embarques poderão superar a casa dos 20%.
Para ele, o aumento das importaçõesem função do câmbio não representa ameaçaao setor, que é superavitário. “E a políticaque estamos traçando junto com o governo é de ampliarainda mais o superávit da nossa balança comercial”. Osetor reivindicou do governo políticas especificas paraincrementar o mercado interno e as exportações.De acordo com Basílio, novidade é apalavra-chave para que a indústria continue a crescer, comovem ocorrendo nos últimos anos. Para os produtores brasileiros dosetor, o principal mercado é a América Latina, comdestaque para a ArgentinaA AssociaçãoBrasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria eCosméticos tem cerca de 330 empresas associadas, querepresentam 94% do mercado brasileiro. No país como um todo, existem 1.600indústrias. E, por meio de parcerias com oServiço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae),a Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõese Investimentos (Apex Brasil) e a Agência Brasileira deDesenvolvimento Industrial (ABDI), a associação prestaconsultoria a mais de 500 indústrias que não filiadas a ela. “No global, chegamos a conversar com mais de 800indústrias todo o tempo.”
A Fashion Business, realizada paralelamente à Fashion Rio, é organizada pela Apex Brasil, em parceriacom sete entidades setoriais da cadeia da moda.