Jovens do Paraná elegem a educação como tema prioritário para conferência nacional

24/03/2008 - 17h18

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A educaçãoserá o tema principal das propostas a serem apresentadas pelosjovens do Paraná na Conferência Nacional da Juventude,em Brasília, entre os dias 27 e 31 de abril. Ontem (23), noencerramento da 1ª Conferência de PolíticasPúblicas para a Juventude, na cidade de Faxinal do Céu,os 441 delegados eleitos em conferências municipais destacaram1.559 pontos distribuídos em sete áreas, e a maisvotada foi a educação, com 309 pontos, seguida dotrabalho (248 pontos); da cultura e cidades (231 pontos); das drogas(199 pontos); do meio ambiente (195 pontos); da mídia (189pontos) e do tempo livre (188 pontos). Em cada um dessestemas, os jovens apontaram um desafio e três soluçõesque vão subsidiar o governo federal na elaboraçãode políticas públicas voltadas para a juventude. A conferênciamobilizou jovens de 153 municípios do estado, uma das maioresparticipações do país, com 90 mil jovensenvolvidos em todo o processo, segundo Danilo Moreira, da organizaçãodo evento. Foram eleitos 68delegados para representar o Paraná na ConferênciaNacional da Juventude. Dos dez candidatos mais votados paradelegados, sete são mulheres.Segundo a secretáriaestadual da Criança e da Juventude, Thelma Alves, “a marcadessa conferência foi o espaço democrático, apossibilidade de participação de movimentos sociaisdiversos, como as mulheres, os quilombolas, os indígenas, eaté representantes dos adolescentes privados de liberdade.” Dentre as propostas queo Paraná leva para Brasília está o desafio dareforma do sistema educacional e a garantia de acesso àeducação gratuita e de qualidade. No tema trabalho, odesafio é garantir direitos e políticas públicasque promovam a inclusão no mundo do trabalho. Para a cultura ecidades, os jovens propõem a divulgação dediversas manifestações culturais, esportivas e de lazerpara a juventude. Também ficoudefinido como prioridade a redução de índices dejovens envolvidos com as drogas; a elaboração dealternativas geradoras de sustentabilidade; a democratizaçãodos meios de comunicação e a criação e oacesso às atividades lúdicas no tempo livre e ocioso.