Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em todo país, 37 redes municipais de escolas do ensino fundamental asseguram o direito de aprender a crianças brasileiras. A informação é parte da pesquisa Redes de Aprendizagem, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo Ministério da Educação (MEC) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).Entre os meses de outubro e novembro do ano passado, 18 pesquisadores visitaram as escolas com o objetivo de descobrir quais as características apresentadas pelas 37 redes de ensino que registraram maior destaque na educação básica. Inédita no Brasil, a pesquisa será apresentada amanhã (24), no segundodia do 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais deEducação, em Brasília.As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas de um questionário parte da avaliação Prova Brasil, além de informações dos municípios e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).Foram pesquisados os 5.564 municípios brasileiros . Dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores, pais, alunos, funcionários e conselheiros fizeram parte das entrevistas. Segundo o estudo, o fator em comum entre as 37 redes é o compromisso com o direito de aprender. Ao todo, dez razões foram apontadas pelos entrevistados como responsáveis pelo sucesso das escolas – o foco na aprendizagem, a consciência e as práticas de rede, o planejamento, a avaliação, o perfil do professor, a formação do corpo docente, a valorização da leitura, a atenção individual ao aluno, as atividades complementares e as parcerias.Além dos dez fatores, a pesquisa identificou outros sete como de grande impacto para o sucesso da aprendizagem, mas citados por um número menor de redes. São eles: o acesso à educação infantil, a interação com as famílias e a comunidade, a prática por projetos, o respeito ao tempo escolar, a infra-estrutura, o perfil e o papel da direção escolar, além de planos de carreira, cargos e salários.Dentre os desafios enfrentados pelas redes na busca pela qualidade da educação, o levantamento destaca a gestão participativa, a qualificação dos funcionários, a integração com a rede estadual e a inclusão de alunos com deficiência.