Blindados do Exército poderão ser usados em ocupação policial no Complexo do Alemão

23/01/2008 - 15h57

Diego Paes
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, JoséMariano Beltrame, informou hoje (23) que vai pedir ao Comando do Exército os veículos blindados da corporação, conhecidos comoUrutus, para ajudar no transporte dos policiais que farão a ocupação doComplexo do Alemão para as obras do Programa de Aceleração doCrescimento (PAC).Beltrame  fará o pedido, possivelmente ainda nesta semana, porque os blindados usados pela polícia fluminense estão em "situação critica de degradação". "Nóshoje não temos blindados em condições, nem em número suficiente. Apenas temos alguns para algumas operações e manifestamos ao governador a necessidade da presença dos Urutus,que vão fazer o transporte na mudança de turno dos policiais", disse o secretário. Os blindados do Exército transportam com segurança 12 homens.A Secretaria de Segurança, no entanto, ainda não definiu o número decarros que vai pedir ao Exército. Segundo Beltrame, o governo estadual vaicomprar novos blindados, mas o processo irá demorar, devido à burocraciae ao fato de tais veículos serem produzidos somente no exterior.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança, 3 mil homens, entre policiais e agentesda Força Nacional de Segurança, vão garantir a segurança durante asobras do PAC no Alemão. A operação começar em março, diasantes das obras.

Outroequipamento de segurança que será usado pelos policiais na operação sãoescudos portáteis, resistentes a tiros de fuzil, de fabricaçãoisraelense, que ainda vão ser comprados.