Conferência no DF propõe integração da saúde no entorno

06/10/2007 - 18h18

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um dos destaques do documento final daConferência de Saúde do Distrito Federal, que terminou hoje (6), é anecessidade de integrar os serviços de saúde na Região Integrada de Desenvolvimento do DistritoFederal e Entorno (Ride). O objetivo é reduzir a pressão que o sistema de saúde do Distrito Federalrecebe com pacientes de 19 municípios de Goiás e 3 de Minas Gerais que moram naregião definida como entorno.“A Ride existe por lei, o que precisa é criar o programa de integração doserviço de saúde para a Ride. A integração que existe hoje é na prática, odoente chega na porta, bate e precisa ser atendido. O que se deseja fazer é umatendimento solidário combinado de forma que se aproveite melhor as estruturaexistentes sem sobrecarregar a estrutura do Distrito Federal”, explica ocoordenador da Conferência de Saúde do Distrito Federal, Armando Raggio.Paulo de Jesus, que representa os trabalhadores na conferência, é funcionário nohospital do Gama, região que costuma receber grande quantidade de pacientes doentorno. Com a experiência dos anos de trabalho, ele avalia que metade daspessoas que procuram a emergência do hospital não mora em Brasília. “Osatendimentos são feitos, mas a espera é grande”. Segundo ele, cerca de 40% das pessoas que procuram a emergência poderiam seratendidos nos centros de saúde mais próximos de suas casa que têm o papel defazer o primeiro atendimento básico. “Muitos procuram direto o hospital por queem um pronto-socorro tudo que tem que ser feito acaba sendo feito”.Outro item do documento final apontado pelo coordenador da conferência diz respeito à inclusão de representantes de grupos de gays e lésbicas e deredução de danos no Conselho de Saúde do Distrito Federal. Partindopara aspectos mais gerais, Raggio aponta a proposta de desenvolver junto aoMinistério da Saúde um projeto que discuta e reveja a gestão no serviço públicode saúde.Há ainda ações interdisciplinares como a inclusão no currículo escolar dedisciplinas que ensinem os direitos sociais, a exemplo do Sistema Ùnico deSaúde (SUS) e dos estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente e de ações queassociem a saúde à políticas de preservação ambiental e desenvolvimentosustentável.